01/02/11

'Beckett: O Quê - Onde'


Com ‘Beckett: O Quê – Onde’ o Teatro Plástico dá continuidade ao ciclo de trabalho que tem vindo a dedicar a este incontornável mestre do Teatro contemporâneo e que teve início com o ciclo de três espectáculos dedicados a ”Eu Não” e a encenação, também no Teatro Helena Sá e Costa, de “Catástrofe”.

Este espectáculo construido a partir de textos de diferentes géneros e fases pretende abordar o universo Beckettiano na sua múltipla dimensão teatral, poética e audiovisual e enquanto território físico e mental que marcou indelevelmente todas as áreas da cultura contemporânea e permanece fundamental para definirmos a nossa noção de realidade e humanidade.

Habitado por opressores e oprimidos; vagabundos e miseráveis; cegos e paralíticos; dementes e alienados; o desolado mundo de Beckett alberga uma impressionante galeria de seres diminuídos e incompletos, criaturas que, no seu desesperado limite tragicómico e ausência de saída, espelham a fragilidade e absurda falta de sentido da existência humana mas também a nossa misteriosa resistência e persistência em continuar.

Condenados à repetição da espera e progressivamente reduzidos nas suas capacidades expressivas até à condição última de espectros, estes seres falantes, lançados no vazio da existência tal como o Homem num remoto planeta na periferia da imensidão do universo, devolvem-nos o essencial do projecto humano e a eterna luta da Humanidade para dar sentido e sobreviver num meio hostil e absurdo.

Mas este universo sombrio e ameaçador é, paradoxalmente, habitado pelo mais extraordinário e feroz riso do teatro contemporâneo e na ilustre tradição dos grandes humoristas Irlandeses o genial talento cómico de Beckett permite-nos um dos prazeres que resta à humanidade para preencher a dor da existencia e o vazio da espera: rir.
Rir desalmada e perdidamente de tudo o que nos atormenta, diminui e intimida - sobretudo da morte.


Autor: Samuel Beckett

Direcção artística: Francisco Alves

Com: Mário Santos, André Amálio, Viriato Morais, Eurico Santos
Voz off: António Durães

Luz: Mário Bessa | Som: José Prata | Vídeo: Tiago Afonso | Foto: Inês d’Orey | Design: Tiago Morgado | Produção executiva: Carolina Losa e Juliana Alexandria | Produção: Teatro Plástico
[Estrutura financiada pelo Ministério da Cultura/DGArtes]

Estreia 5 a 13 de Fevereiro 2011 - Terça a Domingo 21,30h
Teatro Helena Sá e Costa - Rua da Escola Normal,39 - Porto
Informações/Reservas: Tel: 225 189 982/3 Fax: 225 189 984
Maiores de 16 anos | Descontos: estudantes - cartão jovem - grupos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Páginas