25/07/11

In Situ - In Transit II



'There is no escape from yesterday because yesterday has deformed us or been deformed by us. The mood is of no importance. Deformation has taken place...
We are not merely more weary because of yesterday. We are other, no longer what we were before the calamity of yesterday.'

Beckett, "Proust"

04/06/11

Pátria



"Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias; Um povo em catalepsia ambulante, não se lembrando nem donde vem, nem onde está, nem para onde vai;

Uma grande parte da burguesia, cívica e politicamente corrupta até à medula, não discriminando já o bem do mal, sem palavras, sem vergonha, sem carácter, havendo homens que, honrados (!) na vida íntima, descambam na vida pública em pantomineiros e sevandijas, capazes de toda a veniaga e toda a infâmia, da mentira à falsificação, da violência ao roubo, donde provém que na política portuguesa sucedam, entre a indiferença geral, escândalos monstruosos [...]

A Justiça ao arbítrio da Política, torcendo-lhe a vara ao ponto de fazer dela saca-rolhas;

Dois partidos sem ideias, sem planos, sem convicções, [...] vivendo ambos do mesmo utilitarismo céptico e pervertido, análogos nas palavras, idênticos nos actos, iguais um ao outro como duas metades do mesmo zero;

Liberdade absoluta, neutralizada por uma desigualdade revoltante - o direito garantido virtualmente na lei, posto, de facto, à mercê dum compadrio de batoteiros, sendo vedado aos mais orgulhosos e mais fortes abrir caminho nesta porcaria sem recorrer à influência tirânica e degradante de qualquer dos bandos partidários;"

Guerra Junqueiro
in "Pátria"
Chardron, Porto, 1896

26/05/11

Portugal





Ó Portugal, se fosses só três sílabas,
linda vista para o mar,
Minho verde, Algarve de cal,
jerico rapando o espinhaço da terra,
surdo e miudinho,
moinho a braços com um vento
testarudo, mas embolado e, afinal, amigo,
se fosses só o sal, o sol, o sul,
o ladino pardal,
o manso boi coloquial,
a rechinante sardinha,
a desancada varina,
o plumitivo ladrilhado de lindos adjectivos,
a muda queixa amendoada
duns olhos pestanítidos,
se fosses só a cegarrega do estio, dos estilos,
o ferrugento cão asmático das praias,
o grilo engaiolado, a grila no lábio,
o calendário na parede, o emblema na lapela,
ó Portugal, se fosses só três sílabas
de plástico, que era mais barato!

*

Doceiras de Amarante, barristas de Barcelos,
rendeiras de Viana, toureiros da Golegã,
não há «papo-de-anjo» que seja o meu derriço,
galo que cante a cores na minha prateleira,
alvura arrendada para o meu devaneio,
bandarilha que possa enfeitar-me o cachaço.
Portugal: questão que eu tenho comigo mesmo,
golpe até ao osso, fome sem entretém,
perdigueiro marrado e sem narizes, sem perdizes,
rocim engraxado,
feira cabisbaixa,
meu remorso,
meu remorso de todos nós...


Alexandre O'Neill
'Feira Cabisbaixa'
Uliseia, Lisboa,1965

04/05/11

Theatre - Museum Colloquy





"Liberty is always one central question when relating museums and theatre. In the theatre audience has the ilusion of freedom because the performance is developing in front of them in real time and one can interact and eventualy change it.
Museums deal with static objects under a controled and guarded environment but the spectator is free to make is personal path and dicide with things he wants to see.
When we combine this two universes we are multiplying the possibitities of interaction and focusing on the spectator as the key element in all artistic experience."

03/05/11

Osama Vs. Obama



"Happily, the few cannot disguise the bad times through which we are all going. Word is spreading that America is now falling behind in the civilisation sweepstakes. So isn't it time to discuss what we all really think about our social and economic arrangements?"

Gore Vidal, "The End of Liberty", September 2001

29/04/11

Royal Wedlock, a final stanza



"Will Will live to such a tragic fate?
A murdered mother and no right to hate -
A duty to country and to Diana, the late."



['Not Hamlet' Act I]

28/04/11

Theatre - Museum Colloquy







"The impredictability of the Theatre and its live and irreproducible nature are magnified and it's possibilities expanded to new limits when we put the theatrical performance in the context of a museum were disturbance is not allowed and even Time seems to stand still."


"We feel safe in museums, everything in them relates to organization and tranquility and our place in a rational world.
We go to the theatre to lose control and get in touch with our innermost fears and basic impulses."

25/04/11

Liberdade

Ai que prazer
Não cumprir um dever,
Ter um livro para ler
E não o fazer!
Ler é maçada,
Estudar é nada.
O sol doira
Sem literatura.
O rio corre, bem ou mal,
Sem edição original.
E a brisa, essa,
De tão naturalmente matinal,
Como tem tempo não tem pressa...

Livros são papéis pintados com tinta.
Estudar é uma coisa em que está indistinta
A distinção entre nada e coisa nenhuma.

Quanto é melhor, quando há bruma,
Esperar por D. Sebastião,
Quer venha ou não!

Grande é a poesia, a bondade e as danças...
Mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luar, e o sol, que peca
Só quando, em vez de criar, seca.

O mais do que isto
É Jesus Cristo,
Que não sabia nada de finanças
Nem consta que tivesse biblioteca...

Fernando Pessoa

22/04/11

Chernobyl Now












Many of us have one great advantage: we were born outside the nuclear age and we should use that. No one else will have this advantage. The advantage is that it enables us to use our will without the compulsions of modern technology forcing our hands. If we don´t abolish nuclear weapons now it will become increasingly harder for our children to abolish them: they will have accepted them into their societies in a way without the shock - or the venomous triumph - with which we had to relate to them.

Edward Bond, 14 May 1987

Fokushima Time




21/04/11

Theatre - Museum Colloquy






"Museums are popular because they represent the security of knowledge, beauty and truth and the power of the State.
As the modern spulchres of the past they are viewed as houses of perfection.

Theatre is the most imperfect of all arts, always to be finished and to be done. A short ephemeral act that operates by lies in order to tell it's truth."

17/04/11

Theatre - Museum Colloquy


"O Museu e o Teatro são as principais casas de sonho do colectivo"

"Museum & Theatre are the principal dream houses of the collective"


"The Museum and the Theatre seem opposite and antagonic worlds but they share the same vital concern with Time and Memory"
Theatre - Museum Colloquy | Porto 27. 03. 2011
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Páginas